
A Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS), por meio da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), organizou a I Semana da Segurança do Trabalho da instituição entre os dias 25 e 27 de julho. Com uma programação voltada à conscientização dos profissionais sobre a prevenção de acidentes de trabalho, os mesmos receberam panfletos com orientações sobre o uso adequado de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), e foram envolvidos em atividades de ginástica laboral e uma roda de conversa com os técnicos em Segurança do Trabalho do hospital. No encerramento, os profissionais ainda participaram de sorteios de brindes doados pelas empresas Delrio e Grendene.
Na segunda-feira (25/07) os profissionais da instituição receberam panfletos com orientações para o desenvolvimento de um trabalho seguro. Na terça-feira (26/07) os colaboradores puderam participar de uma atividade de ginástica laboral no horário de entrada, momento que conscientiza a busca por uma vida mais saudável. Encerrando a programação, a Palestra sobre o Dia Nacional da Segurança do Trabalho foi ministrada pelos técnicos em segurança do trabalho do Complexo Santa Casa Gerciane Oliveira, Douglas Costa, Wellington dos Santos e Fernando César Carneiro. Antes da palestra, a mesa de abertura contou com a presença do diretor-geral do Complexo Santa Casa de Sobral, Klebson Carvalho Soares, do diretor técnico da instituição, Dr. Vicente Neto, do gerente do Serviço de Urgência e Emergência, Hobber Kildare – que representou a direção de Enfermagem, do engenheiro do trabalho da instituição, Ramon Fontenele, e do presidente da CIPA, Rhenan Gomes Moura.
Segundo Rhenan, a segurança do trabalho ajuda a estabelecer um vínculo de confiança entre a empresa e os colaboradores. “O ambiente de trabalho será mais seguro e saudável, pois medidas de segurança auxiliam na padronização de processos, correção de desvios e, consequentemente, aumento dos resultados positivos”, destaca.
Para Klebson, conscientizar os colaboradores sobre medidas preventivas no trabalho é de extrema necessidade. “Um ambiente seguro promove um maior engajamento da equipe, pois transmite preocupação do empregador com o bem-estar e proteção dos colaboradores. Funcionários que se sentem valorizados produzem mais e com melhor qualidade”, ressalta o diretor-geral.





















