Padre José Linhares Ponte lança livros sobre história da Santa Casa de Misericórdia de Sobral

 

WhatsApp Image 2021-07-02 at 10.47.27 (1)

“Dedico esta obra a todos os pacientes que receberam e recebem da Santa Casa de Misericórdia de Sobral o alívio corporal e espiritual às suas dores e doenças”, é com essa dedicatória que Padre José Linhares Ponte inicia os dois volumes de seu livro “A História da Santa Casa de Misericórdia de Sobral”, lançados no dia 26 de junho em uma solenidade que aconteceu no auditório da instituição da qual ele foi administrador por 33 anos, e que com 96 anos de existência acolhe todos os municípios da região norte do estado do Ceará, estendendo sua ação a Estados vizinhos como Piauí e Maranhão.

A solenidade de lançamento seguiu os protocolos de segurança no combate à Covid-19, e contou com a presença da direção-geral do hospital, de médicos e amigos do autor, e da sociedade sobralense. Na ocasião, a mesa de honra foi formada pelo bispo da Diocese de Sobral e provedor do Complexo Santa Casa, Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos, pelo diretor-geral do Complexo Santa Casa, Klebson Carvalho Soares, pela religiosa Filha de Sant’Ana, Irmã Ana Expedita de Jesus Oliveira Lopes, pela diretora de Enfermagem do Complexo Santa Casa, Dra. Maria da Conceição Nunes da Silva, e pelo diretor técnico do Hospital do Coração de Sobral, Dr. Joaquim David Carneiro Neto. A apresentação da obra foi realizada pelo médico Dr. Evangelista da Ponte, que explicou os principais temas abordados pelo autor e como a obra está dividida.

Mesa lançamento

Na ocasião, o autor dos livros ainda recebeu uma comenda de agradecimento pelos 33 anos de dedicação ao desenvolvimento do hospital, pelas mãos do bispo da Diocese de Sobral, Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos. Emocionado, Padre Zé revelou o sentimento por trás de produzir os livros: “Quem não guarda a sua memória, perde a sua história. É o que tem nesses livros. Em uma modéstia muito pessoal gostaria de deixar isso agregado à belíssima história de Sobral. Esta obra tem uma pequena parcela desse hospital que sempre recebeu Jesus Cristo. Nesses corredores transita o Senhor Jesus, que está presente junto à bênção da mãe Nossa Senhora Auxiliadora”, enfatiza.

WhatsApp Image 2021-07-02 at 10.47.27 (2)

Os Livros

WhatsApp Image 2021-07-02 at 10.47.27

O Volume I do livro “A História da Santa Casa de Misericórdia de Sobral” aborda aspectos históricos como a origem e inauguração do hospital, a formação da mesa administrativa, descrição do prédio, os primeiros aparelhos cirúrgicos, além da história das religiosas Filhas de Sant’Ana que estão presentes desde o início da obra. “Padre Zé dividiu muito bem a história dessa instituição por meio daquilo que lhe rege – sonho, saga e sacramental”, relata o médico Dr. João Evangelista da Ponte.

No volume II, Padre Zé apresenta os objetos que ressaltam o valor e importância que a instituição possui. A história passa pela entronização da bandeira do hospital, o hino da Santa Casa, a medalha Dom José, os projetos desenvolvidos durante sua administração, bem como alguns relatos sobre o corpo clínico da época.

Testemunha e protagonista

WhatsApp Image 2021-07-02 at 10.47.23 (1)

Para o diretor-geral do Complexo Santa Casa de Misericórdia de Sobral, Klebson Carvalho Soares, o momento de lançamento dos livros escritos por Padre Zé foi especial para a instituição. “Padre Zé escreveu dois livros que contam a história da Santa Casa. Esse homem fez e continua fazendo a diferença na vida das pessoas. A Santa Casa estende a mãe a todas as pessoas, principalmente às mais necessitadas”, destaca.

O bispo da Diocese de Sobral e provedor do Complexo Santa Casa Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos, ressaltou o papel da Igreja como detentora do mérito de preceder o Estado e oferecer dedicação aos enfermos, fundando hospitais, educando crianças adolescentes e adultos, e acolhendo pessoas e situações vulneráveis com a criação de abrigos e orfanatos. “Em Sobral não foi diferente, e seu primeiro pastor, Dom José Tupinambá da Frota, cumpriu com zelo sua missão apostólica. Os anos se passaram e as obras de Deus construídas com as mãos de Dom José permanecem de pé, destacando-se a Santa Casa de Misericórdia de Sobral, cuja história nosso querido Padre Zé é testemunha ocular e protagonista”, detalha o bispo.

Emoção e pedido

IMG_0483

Padre Zé estava emocionado desde o momento em que entrou na Santa Casa. “Fico emocionado toda vez que boto os pés nos solos dessa instituição. Derramei suor, sangue e lágrimas para construir este hospital. Estive aqui por 33 anos, e voltar aqui sempre fará barulho no meu coração”, aponta o ex-administrador.

Ao final de sua fala, depois de agradecer a todos que contribuíram para que suas obras ganhassem vida, Padre Zé realizou um convite especial aos presentes: “A Santa Casa foi feita com a intenção de agasalhar, acolher, proporcionar ternura e afeto ao povo da nossa região. Lembrem-se que essa casa é uma Casa Santa. Quando vocês encontrarem alguém com gotas de sangue, enxugai-as. Quando encontrarem pessoas com lágrimas , enxugai-as, quando encontrarem pessoas com suor, sejam generosos, estendam a mão. Enxuguem as lágrimas e os sangues, porque atrás de vocês está o Cristo Jesus, que pelas vossas mãos salva os que mais sofrem”, conclui o emocionado autor das memórias da Santa Casa.

Biografia Padre Zé

Lançamento Livro

Padre José Linhares Ponte nasceu em Sobral no dia 21 de outubro de 1930, filho de Francisco Jacinto Ferreira da Ponte e Maria Linhares. Concluiu os cursos de Filosofia Plena na Universidade Federal do Piauí e de Teologia no Seminário Arquidiocesano de Fortaleza. Ordenou-se e recebeu a ordem do presbiterado das mãos de Dom José Tupinambá da Frota.

Exerceu vários cargos na Diocese de Sobral, nomeado por bispos diocesanos. Assumiu a direção do Colégio Sobralense e a provedoria da Santa Casa de Sobral, sendo nomeado, dois anos depois, como administrador do hospital.

Foi professor de Ciências Religiosas e Psicologia na Faculdade de Filosofia Dom José, ministrou aulas de Pastoral Hospitalar na Faculdade de Enfermagem e Obstetrícia da UVA. Colaborou e presidiu vários órgãos da sociedade civil, nacionais e internacionais. Foi reeleito Deputado Federal em seis legislaturas e presidiu o Conselho Estadual de Educação do Estado do Ceará.

IMG_0452

Fotos: Marcildo Brito

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Facebook
Facebook
YOUTUBE
YOUTUBE
Instagram