Histórico

santa casa antiga

A Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS) foi idealizada por Dom José Tupinambá da Frota, primeiro bispo da diocese de Sobral, e sempre teve como missão a assistência aos mais pobres. Inaugurada no dia 24 de maio de 1925, a Santa Casa de Misericórdia de Sobral, sempre teve como missão a assistência aos mais pobres. No ato inaugural, na festa de Nossa Senhora Auxiliadora, Dom José convidou o então senador João Tomé para a grande solenidade e, ao cortar a fita simbólica de inauguração, o ilustre convidado pronunciou com grande emoção as seguintes palavras: “Abram-se as portas da misericórdia.”

A história da Santa Casa começou treze anos antes de sua inauguração. No dia 25 de agosto de 1912, houve a solenidade da benção da pedra fundamental, feita por Dom José Tupinambá da Frota. No fim de 1918, o prédio estava todo preparado e pintado, esperando por Irmãs Religiosas para dirigirem internamente o hospital. Em 8 de dezembro de 1923, foi fundada a Associação Beneficente da Santa Casa de Misericórdia de Sobral. No dia 31 de janeiro de 1925, chegaram de fato as Irmãs do Instituto das Filhas de Santa’Ana, para administrar o hospital.

Com 95 anos de existência, o Hospital tem evoluído em suas instalações e na qualidade da assistência. Hospital filantrópico de referência para toda a zona noroeste do estado do Ceará, a Santa Casa atende a uma população de aproximadamente 1,9 milhão de pessoas, oriundas de 56 municípios.

A Santa Casa se desenvolveu e garantiu mais oportunidades de atenção e cuidado à população. Das inúmeras necessidades que surgiram no hospital, nasceram outras unidades. O Hospital do Coração e o Visconde Hotel e Restaurante colaboram com as despesas que as verbas do SUS não conseguem custear. A Santa Casa também mantém uma parceria com o Abrigo Sagrado Coração de Jesus e Casa Viva a Vida.

Desde 2007, a Santa Casa de Misericórdia de Sobral tornou-se também um hospital de ensino, certificado pelos Ministérios da Saúde e da Educação, passando a contar com o Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão (DEPE), contribuindo decisivamente para a formação de mais de 10 profissões da saúde e oferecendo nove Programas de Residência Médica e dois Programas de Residência Multiprofissional, em parceria com instituições de ensino superior (UFC, UVA, UNINTA e FLF).

Possui disponíveis os serviços de apoio diagnóstico: laboratório de análises clínicas, anatomo e citopatológico, centro de imagens (raio- x, mamografia, ultrassongrafia, tomografia, densitometria óssea, ressonância magnética e ecocardiograma), além de oferecer serviços de quimioterapia, hemoterapia, radioterapia, hemodiálise, eletrocardiografia, ecodooplercardiografia, teste ergométrico, eletroencefalografia, endoscopia digestiva, neurologia Intervencionista, etc.

A Santa Casa de Misericórdia de Sobral, ao longo dos anos vem oferecendo atendimento às pessoas com doença renal crônica em vários níveis de atenção: consultas ambulatoriais, acompanhamento dos pacientes internados e terapia renal substitutiva nas modalidades de hemodiálise e diálise peritoneal contínua. Os pacientes recebem atendimento multiprofissional (médicos, enfermeiros especializados em nefrologia, nutricionista, assistente social, psicóloga e terapeuta ocupacional). A equipe multiprofissional reúne-se, diariamente, com fins de aprimorar os protocolos conforme as demandas dos 390 pacientes que atualmente são submetidos à terapia dialítica na instituição.

O Hospital também se destaca por sua participação nas políticas prioritárias do SUS, como: implantação do Núcleo de Vigilância Epidemiológica; Cadastro de Pacientes com Câncer; Método Mãe-Canguru, Atendimento à Gestante de Alto Risco, Política Nacional de Humanização; Atenção ao Idoso; Integração com o Programa Saúde da Família através da Enfermaria Integrada; Inserção no Sistema de Urgência e Emergência Loco-Regional como centro de Referência Tipo III; Tratamento de Alta Complexidade em Neurocirurgia, sendo Centro de Referência – nível III – nesta especialidade; participação no processo de Educação Permanente para o SUS, sendo membro do conselho gestor e do colegiado da Comissão de Integração Ensino-Serviço macrorregional de Sobral (CIES); implantação do Sistema de Acolhimento com Classificação de Risco nos atendimentos de Emergência Adulta; Ouvidoria e elaboração de Protocolos Clínicos. Na Santa Casa funcionam regularmente as comissões de: Ética, Revisão de Prontuários, Revisão de Óbitos, Hemovigilância, Farmacovigilância, Tecnovigilância, Acompanhamento aos maus Tratos à Criança e ao Adolescente, Controle de Infecção Hospitalar, OPO – comissão intra-hospitalar de procura de órgão e tecidos para doação, Comissão de Nutrição Enteral e Parenteral e Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).

A SCMS mantém albergues para idosos, pacientes renais crônicos e pacientes oncológicos e, realiza atendimentos clínico-cirúrgicos básicos, partos de alto risco e também procedimentos que necessitam de alta densidade tecnológica, como neurocirurgia, neurorradiologia intervencionista, oncologia, cirurgia e hemodinâmica cardiovascular, terapia intensiva, terapia renal substitutiva e transplante de córneas. Oferece ainda auxílio espiritual cristão a todos que necessitam de atenção hospitalar.

O Hospital possui 355 leitos e realiza anualmente, em média, 22 mil internações ocupando uma área física de 67.000 m² (sessenta e sete mil metros quadrados), com corpo clínico e assistencial especializado e de serviços de apoio diagnósticos.

Em virtude da pandemia oriunda da infecção causada pelo vírus COVID-19 (novo coronavírus), a Santa Casa de Misericórdia de Sobral em março de 2020 criou o Comitê para tomadas de diretrizes e criação de fluxogramas e protocolos destinados ao acolhimento de pacientes e colaboradores suspeitos e confirmados de COVID-19, traçando planos de ação para combate da pandemia dentro da Instituição. Em maio de 2020, abriu os dez primeiros de UTI. Atualmente o hospital dispõe de 30 (trinta) leitos de UTI e 40(quarenta) leitos de enfermaria exclusivos para tratamento da COVID – 19.

Santa-Casa-de-Misericórdia-de-Sobral

                    Foto: Luís Queiroz

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Facebook
Facebook
YOUTUBE
YOUTUBE
Instagram