Serviço de Neurologia/Neurocirurgia da Santa Casa de Misericórdia de Sobral realiza sessões clínicas que colaboram para tratamento de pacientes

1

O Serviço de Neurologia/Neurocirurgia da Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS) realiza semanalmente sessões clínicas que colaboram para a qualidade do atendimento dos pacientes do Hospital. As sessões dividem-se em estudos de casos clínicos e discussões de artigos científicos com as referências atuais sobre as doenças mais prevalentes. Além de médicos neurologistas, neurocirurgiões e enfermeiros do Serviço, participam também das sessões, estudantes dos cursos de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC) e residentes do programa de clínica médica.

As sessões duram em torno de uma hora e possuem como preceptores o neurologista Espartaco Ribeiro e os neurocirurgiões Keven Ferreira da Ponte e Paulo Roberto Lacerda Leal. Os três são professores do Curso de Medicina da UFC, o que colabora para que a sessão faça parte de uma agenda existente no curso, possibilitando maior engajamento dos estudantes.

3

De acordo com a coordenadora de enfermagem do Serviço de Neurologia da SCMS, Sandra Melo, as sessões são abertas para toda comunidade acadêmica e também para outros profissionais do Hospital, principalmente quando os casos são mais complexos e difíceis: “Quando nós temos um caso clínico que precise de outra categoria, outra especialidade médica, como um cardiologista ou um traumato-ortopedista, por exemplo, esses profissionais são convidados a ajudar nessas condições, possibilitando um diagnóstico de forma rápida a fim de também começarmos o tratamento com rapidez”, explica.

A importância das sessões se concretiza no entendimento de que os protocolos clínicos adotados no serviço favorecem a organização, os processos de trabalho e a uniformização dos tratamentos.  Segundo Sandra Melo, as sessões clínicas ajudam a aproximar o nível da assistência e formação médica do Hospital ao nível dos hospitais que são referência mundial: “Como o AVC (Acidente Vascular Cerebral) está sendo tratado mundialmente? E como nós estamos tratando? Nossos processos estão dentro do que a literatura diz? Assim podemos acompanhar nossa evolução!”, ressalta.

2

Serviço de Neurologia e Neurocirurgia da Santa Casa de Misericórdia de Sobral

Fundado em 1991 pelo Pe. José Linhares Ponte, na época diretor-geral da SCMS e, pelo médico e atual secretário de saúde do município de Sobral, Dr. Gerardo Cristino, o Serviço de Neurologia e Neurocirurgia da SCMS foi o primeiro do Estado do Ceará a ser credenciado pelo Ministério da Saúde como Alta Complexidade nessa especialidade.

O Serviço segue oferecendo à população dos 55 municípios da macrorregião de Sobral assistência em neurologia e neurocirurgia, tratando todos os agravos clínicos e cirúrgicos, sem a necessidade de realizar nenhuma transferência de pacientes para outro local. “Em nosso Serviço, não existe uma transferência na história do SUS, devido à alta resolutividade do Serviço de Neurologia e Neurocirurgia da SCMS”, enfatiza Sandra Melo.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial