Santa Casa e Faculdades INTA firmam convênio par o Curso de Medicina/INTA

Santa Casa e Faculdades INTA firmam convênio par o Curso de Medicina/INTA

Na quinta-feira, 8 de maio, a Santa Casa de Sobral e as Faculdades INTA firmaram convênio para a realização das atividades práticas dos alunos do Curso de Medicina INTA. Os administradores das duas entidades se encontraram na sala da direção da Santa Casa, onde aconteceu a assinatura do referido convênio, que vai vigorar por 20 anos. A Santa Casa foi representada pelo seu diretor geral, Padre Júnior Melo, e contou ainda com a presença do diretor financeiro, Audisio Aguiar e demais membros da administração.
Representando as Faculdades INTA compareceram o seu diretor geral, Oscar Rodrigues, o diretor administrativo, Moses Handel, além da assessoria técnica e jurídica do INTA. Na ocasião, padre Júnior Melo destacou a importância do momento. “Estamos selando um compromisso de cooperação que envolve, além de uma grande responsabilidade na formação de futuros médicos, uma série de ações administrativas a serem implementadas depois que a parceria estiver efetivada”, explicou o diretor. Para ele, o momento é um marco na história do hospital. “Com a anuência da Diocese de Sobral, com o nosso bispo Dom Odelir Magri, foi um momento importante, um marco na vida da Santa Casa, uma vez que agora temos duas faculdades de Medicina, da UFC e do INTA, com esse projeto de levar uma qualidade na aprendizagem dos futuros médicos.
SINTONIA
Segundo o diretor do Departamento de Ensino e Pesquisa (DEPE) da Santa Casa, Prof. Dr. Luiz Derwal Júnior, a efetivação do convênio está em conformidade com as diretrizes curriculares de graduação em Medicina do Ministério da Educação. Ele explica que estas normas buscam estabelecer um padrão de formação do profissional médico, e que esta orientação se aplica para os cursos de Medicina tanto das instituições públicas como das instituições particulares.
Em sua opinião, as duas instituições têm que colaborar, junto às preceptorias do hospital para que normas sejam unificadas, de modo que atendam a metodologia dos estágios a serem realizados na Santa Casa. “No período do treinamento em serviço não haverá uma regra da UFC, nem uma regra das Faculdades INTA, mas sim uma mediação das atitudes e das competências curriculares para que sejam seguidas as diretrizes do MEC”, destaca.
Luiz Derwal Júnior revela, ainda, que a presença de estudantes das duas universidades vai trazer um enriquecimento da discussão, do debate, sendo de grande importância para o Curso de Medicina em Sobral. “É com grande satisfação que a direção da Santa Casa recebe a formalização do convênio do Curso de Medicina das Faculdades INTA, para que os alunos possam utilizar o espaço do hospital em suas atividades práticas”, destacou o médico.
COOPERAÇÃO

Para o diretor geral das Faculdades INTA, Prof. Oscar Rodrigues, a formalização do convênio assinado na sexta-feira, 8 de maio, que trata da entradas dos estudantes do Curso de Medicina na Santa Casa para as suas atividades práticas, é a consolidação de uma parceria que já vem dando bons frutos. “Esse convênio com a Santa Casa, um Hospital de Ensino, que vem sendo um grande parceiro, é um momento importante que vem consolidar a cooperação acadêmica entre as duas instituições, para  a complementação do ensino e aprendizagem na área médica, além de desenvolver competências próprias do profissional médico, fortalecer a integração ensino e serviço, além do aperfeiçoamento técnico-cultural, científico e social dos futuros médicos formados em Sobral”, disse Oscar Rodrigues.

Fonte: Vanderley Moreira (Departamento de Ensino e Pesquisa da Santa Casa – DEPE) e Blog Encontro com a Saúde
LEGENDA FOTO: Direção das duas instituições (Santa Casa e INTA) durante assinatura do convênio de cooperação
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial