Santa Casa de Misericórdia de Sobral treina profissionais para manutenção das máquinas do Serviço de Hemodiálise

WhatsApp Image 2020-09-09 at 09.37.58

Cumprindo sua missão de prestar uma assistência com alto padrão de qualidade, humanização, segurança e sustentabilidade à pacientes de Sobral e região, a Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS) realizou entre os dias 31 de agosto e 4 de setembro, treinamentos teóricos e práticos para a equipe de técnicos em eletrônica do hospital, para manutenção corretivas e preventivas das 45 máquinas do Serviço de Hemodiálise. Capacitação aconteceu em parceria com a empresa NorteFlow, fornecedora dos equipamentos e visa proporcionar eficiência no tratamento de pacientes renais crônicos.

As máquinas do Serviço de Hemodiálise passam por manutenção mensal, seguindo portaria do Ministério da Saúde que preconiza a manutenção de todas as máquinas durante o período de um ano.  De acordo com o coordenador administrativo do Serviço na Santa Casa, Flávio Sales, a qualificação dos técnicos proporciona a qualidade no tratamento dos pacientes renais crônicos, agilizando as demandas: “Essas máquinas são conhecidas mundialmente como “rins artificiais”, e por isso buscamos capacitar nossos profissionais para realizar manutenções, e assim garantirem a melhor assistência aos pacientes que delas necessitam para viver”, enfatiza.

WhatsApp Image 2020-09-09 at 09.37.58 (2)

O treinamento é baseado em atualizações realizadas por nefrologistas e engenheiros da área hospitalar. Segundo o técnico de manutenção da empresa NorteFlow, Ricardo Lima, toda a capacitação é direcionada ao bem-estar dos pacientes: “Nosso treinamento qualifica os técnicos para manutenção das máquinas de acordo com o fabricante, treinando a realização de  calibrações necessárias para segurança do paciente. Olhando sempre para o paciente de forma ampla, com cuidado, seguindo os manuais recomendados”, explica.

Investimentos

O Serviço de Hemodiálise da Santa Casa dispõe de 43 pontos de diálise, tendo máquinas reservas para suprir a demanda. Em 2019, a Santa Casa reestruturou o Serviço com a aquisição de 45 novas máquinas e poltronas confortáveis, que colaboraram para a realização das 34.652 sessões de diálise. Programas que permitem mais rapidez na organização de dados dos pacientes também foram implantados, contribuindo para uma assistência humanizada e de qualidade.

WhatsApp Image 2020-09-09 at 09.37.58 (1)

WhatsApp Image 2020-09-09 at 09.37.58 (3)

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial