Santa Casa de Misericórdia de Sobral promove ação educativa sobre Segurança do Paciente com acompanhantes

DSCN5704A Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS) por meio da Gerência de Risco promoveu, no mês de novembro, ações educativas sobre Segurança do Paciente com acompanhantes da enfermaria São Joaquim. Na ocasião, foram discutidos assuntos como a higienização das mãos, identificação dos pacientes e prevenção de quedas.

Com o objetivo de proporcionar maior conhecimento aos acompanhantes sobre a assistência hospitalar e fortalecer as ações do Núcleo de Segurança do Paciente, o momento foi ministrado pelo bolsista do setor, Daniel Rodrigues, sob a coordenação do enfermeiro Hobber Kildare e em parceria com Liga Acadêmica de Educação em Saúde (LAES) do Centro Universitário Inta (UNINTA).

Os acompanhantes foram orientados sobre as medidas de segurança que devem existir diante dos cuidados com seus familiares. Eles ainda participaram de uma dinâmica sobre a importância da higienização das mãos para a prevenção e o controle de infecções no ambiente hospitalar. Durante a ação, eles foram orientados a realizar a higienização simples das mãos, como normalmente o fazem, não utilizando água e sabão, mas uma solução de álcool 70% e Luminol – produto que, quando exposto à luz negra, ilumina as áreas atingidas. Com a prática, foi possível perceber as falhas na higienização, pois as regiões não iluminadas representam as não higienizadas.

WhatsApp Image 2019-11-20 at 16.03.04 DSCN5732 WhatsApp Image 2019-11-20 at 16.03.03 DSCN5702

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial