Profissionais da Santa Casa de Misericórdia de Sobral estimulam dança em processo de parto humanizado

WhatsApp Image 2020-09-11 at 19.08.16

Sendo referência em gestações de alto risco para Sobral e outros 54 municípios da região norte do estado do Ceará, a Maternidade Sant’Ana  da Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS) realiza cerca de 500 partos por mês. Para incentivar o parto normal e respeitar a hora de parir, momento único e exclusivo da mulher, profissionais do Serviço utilizam várias técnicas e métodos não farmacológicos que aliviam a dor. Foi o que aconteceu no domingo (06/09), quando a dança fez a diferença na hora do parto de Luana Nunes de Melo, 23, natural de Hidrolândia.

A Santa Casa dispõe de um Centro de Parto Normal (CPN), que conta com cinco quartos PPP (pré-parto, parto e pós-parto) equipados com berços, camas de parto, bola de pilates, cavalinho obstétrico, cadeira de parto vertical, cadeira de acompanhante e material de atendimento ao recém-nascido, facilitando a realização de um parto humanizado.

“O parto é um momento único e deve ser vivenciado da melhor forma. Proporcionar à mulher métodos não farmacológicos é um ferramenta que estimula a autonomia e protagonismo da gestante. Além de aliviar a dor, contribui para evolução do parto e nos aproxima  uma assistência mais humanizada. A dança durante o trabalho de parto só proporciona benefícios e o gênero da música não interfere: animada ou relaxante, o importante é ser agradável para a paciente”, ressalta o técnico de enfermagem Daniel Rodrigues, que junto com as técnicas Crislane de Maria e Gleicieli Oliveira,  e toda equipe assistencial, participaram do momento com Luana.

Para Luana Nunes, foi um momento relaxante e único: “Nunca imaginei que a dança pudesse me ajudar tanto no trabalho de parto. O acolhimento dos profissionais, assim como o incentivo a praticarmos a dança, respeitou o meu momento e tranquilizou meu corpo para o parto normal. De cinco centímetros de dilatação, logo chegou a oito, e as contrações foram aumentando. Um atendimento prático e humano”, lembra.

Veja o vídeo:

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial