Diretores da Santa Casa de Sobral saúdam nova gestão municipal e reiteram compromisso com a promoção da saúde

zozimo-medeirosPrograma Santa Casa no Ar desta sexta-feira (6) teve como tema as expectativas para a saúde em 2017

A saúde é uma das áreas que serão priorizadas na gestão municipal de Ivo Gomes (PDT) em Sobral, conforme o prefeito destacou durante sua posse. As expectativas para os avanços na área em 2017 são muitas e o objetivo é que o atendimento seja otimizado. Nessa perspectiva, a Santa Casa de Misericórdia de Sobral tem uma importante contribuição como hospital de referência na atenção secundária e terciária de saúde para 55 municípios da Região Norte do Ceará.

As perspectivas para a saúde em 2017 e os desafios da nova gestão foram tema do programa Santa Casa no Ar desta sexta-feira, 6. Os entrevistados foram o diretor técnico da Santa Casa, o médico Cristiano Araújo, e o diretor administrativo do hospital, Zózimo Medeiros. O programa vai ao ar todas as sextas-feiras de 7h às 8h na Rádio Educadora do Nordeste AM 950. A apresentação é do jornalista Vanderley Moreira e do diretor do DEPE da Santa Casa, professor Vicente Pinto.

dr-cristiano-e-j-alberto“A expectativa é de que a Santa Casa possa contribuir com a nova gestão para apresentar melhorias para nossa população”, explicou o diretor Cristiano Araújo. Ele destacou a competência e o compromisso do novo prefeito e do secretário de saúde, o médico Gerardo Cristino, que coordena a neurocirurgia da Santa Casa de Sobral. Ele lembrou ainda que o hospital é referência como maior serviço de atenção no que diz respeito à urgência e emergência na Região Norte do Estado.

Cristiano Araújo ressaltou que entre os desafios enfrentados pela Santa Casa estão os atendimentos da emergência do hospital que se concentram em acidentes de trânsito, com traumatismos cranianos, além de Acidente Vascular Cerebral (AVC). “Temos o gargalo maior na parte do trauma. Superlotam a emergência”, completou.

A Maternidade do hospital é referência para partos de alto risco e também recebe um volume muito alto de gestantes. De acordo com o médico, a Secretaria terá um importante papel de viabilizar e incentivar que outros serviços de saúde em Sobral e nas cidades vizinhas possam dividir os atendimentos com a Santa Casa para minimizar a superlotação do hospital. O objetivo é otimizar o atendimento com uma melhor qualidade. Outra sugestão dada por Cristiano Araújo é que sejam incentivadas políticas de segurança no trânsito.

O diretor administrativo da Santa Casa, Zózimo Medeiros, destacou a resolutibilidade do prefeito Ivo Gomes e a experiência, sabedoria e maturidade do novo secretário de saúde, Gerardo Cristino. “Vislumbro um novo momento positivo para Sobral e para o Ceará”, disse. De acordo com Medeiros, é preciso olhar a saúde de cima, da macrogestão e das leis que regem o Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, é necessário avaliar a área de forma correlacionada com outras instituições de saúde da Região Norte.

Medeiros lembrou que existem pactos na área de saúde com os municípios que compõem a Região Norte do Estado para garantir que desde a microrregião os pacientes recebam a atenção mais adequada. Assim, seriam de fato encaminhados para a Santa Casa os pacientes que necessitassem de uma atenção de alta complexidade. Ele destacou ainda que uma maior autonomia da Central de Regulação de leitos geraria melhoria significativa no alocamento dos pacientes. Zózimo Medeiros destacou a criação da infraestrutura criada no governo Cid Gomes como policlínicas e CEOs.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial