Complexo Santa Casa de Misericórdia de Sobral realiza semana de conscientização sobre câncer de mama para funcionárias

1

Com o objetivo de conscientizar suas funcionárias sobre a importância de um diagnóstico precoce do câncer de mama, o Complexo Santa Casa de Misericórdia de Sobral organizou entre os dias 5 e 9 de outubro, uma semana de rodas de conversas com profissionais especializados no assunto. Médicos, nutricionistas, assistentes sociais, educadora física e religioso psicólogo formavam o time de palestrantes. Prêmios doados pela Grendene, Faculdade Pitágoras, Hyundai Veículos, Centro Universitário Inta (UNINTA) e médicos, foram sorteados entre as funcionárias.

Evento aconteceu no Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão (DEPE) da instituição, e as funcionárias foram divididas em turmas com até 30 participantes devido à pandemia de Covid-19. “Foi uma semana bastante proveitosa para nossas funcionárias, pois contamos com a presença de especialistas para ressaltar a importância de cuidar da saúde de forma geral, com um olhar especial para o rastreamento precoce do câncer de mama e do colo do útero”, enfatiza a coordenadora do Serviço de Responsabilidade Social Ana Helena Vasconcelos.

3

Diagnóstico Precoce

Durante a semana, os médicos Dr. João Evangelista da Ponte, Dr. Nathaniel dos Santos Sousa e Dr. Tadeu Rodriguez de Carvalho Pinheiro Filho enfatizaram a importância da detecção precoce do câncer de mama, que aumenta a possibilidade de tratamentos menos agressivos e com taxas de sucesso satisfatórias. “Todas as mulheres, independentemente da idade, devem ser estimuladas a conhecer seu corpo para saber o que é e o que não é normal em suas mamas. A partir de 40 anos, os exames de prevenção devem ser constantes, e assim que notar algo, é essencial procurar seu médico para uma avaliação completa”, destaca Dr. João Evangelista.

Alimentação saudável

Os nutricionistas José Amauri da Silva, Ana Roberta da Silva, Alane de Sousa Nascimento, Izabel Cristina Melo Moreira e Lia Mendes Albuquerque destacaram os riscos de uma alimentação descontrolada e sua contribuição para o surgimento do câncer de mama. “Estudos comprovam que 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis, como a ingestão de alimentos naturais como frutas, verduras e nosso líquido mais importante: a água.”, enfatiza a nutricionista Izabel Cristina.

6

Direitos

Os assistentes sociais Felipe Ferreira, Marcela Pereira de Andrade e Rachel de Lima Vieira apresentaram às participantes das rodas de conversa, os principais direitos que as pacientes possuem para realizar tratamento de câncer de mama por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). “Todo paciente que for diagnóstico com câncer deve saber que é seu direito realizar todos os tipos de tratamento de forma gratuita pelo SUS, sendo importante buscar também seus direitos à assistência social e à previdência, que fornecem um suporte para o tratamento”, lembra Rachel Lima.

Também participaram do momento o religioso e psicólogo, Pe. Jairo Ribeiro Linhares, que abordou a ajuda que a fé proporciona ao paciente que vive o tratamento do câncer, a enfermeira do Serviço de Quimioterapia da Santa Casa, Amanda Aguiar, que explicou como acontece o tratamento no hospital, a educadora física Lívia Maria dos Santos Lopes, que enfatizou a importância de praticar atividades físicas para prevenção da doença, e a funcionária Ana Helena Vasconcelos, que compartilhou sua história de descoberta, tratamento e vitória do câncer de mama.

18

7

11

14

15

10

8

13

20

19

9

2

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial