Pages

  21/03/2011
  SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS DO CURSO DE PSICOLOGIA PARA ACOMPANHAMENTO DE FAMILIARES DE PACIENTES GRAVES
  Admin
   
 

SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE SOBRAL
Hospital de Ensino Certificado pelo IM/MS/MEC
Portaria Interministerial nº2576, de 10 de outubro de 2007

 

 

Edital nº.  01/ 2011
 – DEPE- Santa Casa de Misericórdia de Sobral

SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS DO CURSO DE PSICOLOGIA PARA ACOMPANHAMENTO DE FAMILIARES DE PACIENTES GRAVES

A  Diretoria do Departamento de Ensino e Pesquisa da Santa Casa, através do Instituto de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura da Saúde de Sobral – INESPECS, no uso de suas atribuições legais, torna público o presente Edital e convoca os interessados a participarem, nos termos aqui definidos.

1.0 INFORMAÇÕES GERAIS

    1. Objetivo do estágio

Selecionar e capacitar acadêmicos de Psicologia para o acompanhamento de familiares de pacientes graves internados nos diversos setores de internação e ambulatórios, nas Unidades de Terapia Intensiva e Alta Complexidade das Emergências Adulta e Pediátrica. O estágio terá carga horária de 20 horas semanais distribuídos entre plantões, atividade didáticas, aula e produção científica.

2.0 PÚBLICO ALVO

            Acadêmicos do curso de Psicologia da Universidade Federal do Ceará – UFC que estejam cursando do sexto semestre em diante.

3.0 PRÉ-REQUISITOS

a) Estar regularmente matriculado no curso de Psicologia.
b) Ter cursado as disciplinas de Psicologia do Desenvolvimento II, Ética e Psicologia, Estagio Básico II, e Psicologia e Saúde Pública II;
c)Ter disponibilidade de 96 horas mensais para realizar as atividades propostas;

 

 

4.0 DAS INSCRIÇÕES

            As inscrições serão feitas entre os dias 18 de março de 2011 a 22 de março de 2011, de 08h às 11h na Biblioteca da Santa Casa de Misericórdia de Sobral, com a Rosiane ou Rojelma. No ato da inscrição o candidato deverá entregar seu currículo lattes devidamente atualizado e o histórico escolar. Em seguida, deverá preencher uma ficha de inscrição com dados solicitados pela Instituição. Será cobrado uma taxa de R$ 3,00 por inscrição.
5.0 DO PROCESSO SELETIVO
O processo de seleção constará de duas etapas: prova específica sobre tema (ao final do edital a bibliografia sugerida está referida) e entrevista com análise do currículo.
5.0.1  1° Etapa – Avaliação Escrita
A avaliação Escrita será realizada no dia 23 de março às 08h na Sala de Aula do DEPE da Santa Casa de Misericórdia de Sobral. Será composta de temas voltados ao campo da Psicologia da Saúde com ênfase em Hospitalar. Tem caráter individual, sem pesquisa durante a avaliação e intransferível. Segue abaixo temáticas sugeridas para estudo (Bibliografia descrita em anexo).

  1. Psicologia Hospitalar no Brasil: aspectos históricos, conceituais e teóricos; limites e desafios do trabalho multi e interdisciplinar.
  2. Atendimento psicológico nas diversas situações de hospitalização: Atendimentos nas diversas especialidades médicas: pediatria, cardiologia, nefrologia, neurologia, oncologia, ortopedia e geriatria; Diagnóstico psicológico no contexto hospitalar.
  3. Princípios da Bioética:
  4. A morte no contexto hospitalar;
  5. Santa Casa de Sobral: História, estrutura e serviços.
  6. Políticas Públicas de Saúde: Definição de SUS; Princípios e diretrizes do SUS; Direito à informação; Hierarquização dos níveis de atenção; Política nacional de transplante de órgãos e tecidos; humanização em serviços de saúde.
  7. Diretrizes do Conselho Federal de Psicologia: Código de Ética Profissional do Psicólogo (Resolução CFP nº 010/2005); Resoluções CFP nº 001/2009 e nº 007/2003.

5.0.2  2° Etapa – Entrevista
A entrevista será realizada por todos os alunos inscritos e que realizaram a prova escrita. Será individual e abordará aspectos relacionados à formação e à prática hospitalar. Acontecerá na Sala de Aula do DEPE da Santa Casa de Misericórdia de Sobral no dia 23 de março às 14h, por ordem de inscrição.
5.0.3 Critério Classificatórios
            Estará classificado o candidato que cumprir os pré-requisitos propostos por esse edital, classificando-se nas quatro primeiras etapas propostas.
Os candidatos serão chamados de acordo com a ordem classificatória para preencher as três vagas ofertadas. Os demais candidatos classificados ficarão em um banco de espera e poderão ser chamados em caso de desistência dos estagiários convocados ou do surgimento de novas bolsas.
O presente Edital oferta 03 (duas) vagas, a partir de março de 2011, permanecendo os demais no banco reserva.
Em caso de empate a vaga será ofertada para o candidato (a) com maior índice de aproveitamento acadêmico percebido através do histórico escolar.  Persistindo o empate, a vaga será do acadêmico de semestre mais avançado.
5.4 Divulgação dos resultados
            O resultado da seleção estará disponível no mural do Departamento de Ensino e no site da Santa Casa a partir das 08h do dia 24 de março de 2011.
6.0 DAS BOLSAS DE ESTÁGIO
Os estudantes classificados receberão uma bolsa no valor de meio salário mínimo, cada um, que irá vigorar por de 12 meses sendo possível ser revogada por mais seis meses de acordo o programa de atividades acadêmicas do serviço.
7.0 INFORMAÇÕES ADICIONAIS
Esclarecimentos e informações adicionais acerca do conteúdo deste Edital podem ser obtidos encaminhando mensagem para o endereço thamy@stacasa.com.br ou pelo telefone (88) 3112 0489 de segunda a sexta-feira, no horário de 8h00 às 11h00 e de 14h00 às 17h00, falar com a Rosiane.
7.1 CLÁUSULA DE RESERVA
A Diretoria Executiva do DEPE reserva-se o direito de resolver os casos omissos e as situações não previstas no presente Edital.

Sobral, 15 de março de 2011.

Regina Célia Carvalho da Silva

Diretora do Departamento de Ensino e Pesquisa
da Santa Casa de Misericórdia de Sobral.

 

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA:
BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. HumanizaSUS: Documento base para gestores e trabalhadores do SUS. Brasília: Ministério da Saúde. 2004. Disponível em: www.saude.gov.br/humanizasus. Acesso em: 6 de julho de 2009. 

BRASIL. PRESIDÊNCIA DA REPÙBLICA. Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990. Brasília, DF, 1990. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8080.htm.

BRASIL. PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. Lei nº 8.142, de 28 de dezembro de 1990. Brasília, DF, 1990. Disponível em:
http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/Lei8142

BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Lei nº 9.434, de 4 de fevereiro de 1997. Brasília, DF, 1997. Disponível em: http://dtr2001.saude.gov.br/transplantes/portaria/lei9434.htm

BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Lei nº 10211, de 23 de março de 2001. Brasília, DF, 2001. Disponível em: http://dtr2001.saude.gov.br/transplantes/portaria/lei10211.htm

CAMPOS, G. W. S. et al. (Org). Tratado de saúde coletiva. 3. ed. São Paulo: Hucitec, 2006. 

______. Código de Ética Profissional do Psicólogo. Brasília: CFP, 2005. Disponível em: www.pol.org.br
______. Resolução nº 007/2003, de 14 de junho de 2003. Brasília, DF, 2003. Disponível em: www.pol.org.br
______. Resolução nº 001/2009, de 30 de março de 2009. Brasília: DF, 2009. Disponível em: www.pol.org.br

 

MOTA, R. A.; MARTINS, C. G.M.; VÉRAS, R. M. Papel dos profissionais de saúde na política de humanização hospitalar. Psicologia em Estudo, Maringá,2006. v. 11 n. 2, p. 323-330. http://www.scielo.br/pdf/pe/v11n2/v11n2a10.pdf

FERNANDES, Psicanálise e Hospital Geral:limites e possibilidades. Disponível em  http://pepsic.bvs-psi.org.br/pdf/cogito/v6/v6a34.pdf

SANTOS, D.B. Psicanálise e Medicina ou a Subjetividade no contexto hospitalar. In LAGE A.M.V. e MONTEIRO, K.C.C. Psicologia Hospitalar teoria e pratica em hospital universitário.

CARAN, C.H. (org). Abordagem Psicológica do paciente submetido a transplante de órgãos. In, KNOBEL, E. Psicologia e Humanização: assistência aos pacientes graves. São Paulo, Atheneu, 2008;
CHIATTONE, H.B e SEBASTIANI, R.W. Ética em Saúde. In, CAMON, V. A. A. (org) A ética na Saúde. São Paulo, pioneira, 2006

FORMULÁRIO:

NOME: _________________________________________ DN: ___________________

SEXO: ____________  RG: ______________________  CPF: ____________________

ENDEREÇO: ___________________________________________________________     

TELEFONE: ____________________    E-mail: _______________________________

INSTITUIÇÃO DE ENSINO: _______________________________________________

CURSO: _________________________          SEMESTRE: ______________________

 

   
 
 


Site criado e mantido pelo setor de T.i da Santa Casa de Misericórdia de Sobral
©Copyright 2010. Todos os direitos reservados. e-mail: ti@stacasa.com.br